Publicado em: 05/02/2024

Soluções naturais para se livrar das formigas

Descubra métodos naturais e dicas para contratar serviços confiáveis de controle de pragas.
Soluções naturais para se livrar das formigas

As formigas podem representar um grande incômodo e até perigo para a saúde quando se tornam uma infestação dentro de casa. Além de serem inconvenientes, são consideradas vetores de doenças infecciosas. Para ajudar a combater esse problema, selecionamos 6 soluções naturais para manter as formigas longe da sua cozinha, sem precisar recorrer a produtos químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

1. Canela

Polvilhe um pouco de canela nos pés dos móveis, rodapés e soleiras das portas, ou coloque paus de canela em armários e gavetas para afastar as formigas.

2. Cravo

Deixe um pote sem tampa cheio de cravos-da-índia dentro dos armários ou em cantos da casa para ver as formigas desaparecerem.

3. Vinagre branco

Misture vinagre branco com água e borrife nas áreas onde as formigas costumam aparecer, ou coloque pequenos pedaços de algodão embebidos em vinagre branco perto dos formigueiros.

4. Bicarbonato de sódio

Misture bicarbonato de sódio com açúcar de confeiteiro na proporção de 1 para 1 e coloque a mistura em pequenos recipientes nos locais onde as formigas aparecem. Elas serão atraídas pelo açúcar, mas morrerão ao ingerirem bicarbonato de sódio.

5. Lavanda

Espalhe óleo essencial de lavanda pela casa ou coloque sachês de flores em áreas infestadas por formigas. A lavanda é eficaz como repelente natural.

6. Terra diatomácea

Espalhe esse pó fino em áreas onde as formigas costumam aparecer. A terra diatomácea é composta por minúsculos esqueletos de algas fossilizadas e irrita a pele e o trato respiratório das formigas, ajudando a combatê-las.

Se as soluções naturais não resolverem o problema, é hora de considerar uma dedetizadora. Certifique-se de escolher uma empresa confiável, verificando se possui alvará de funcionamento e se utiliza produtos e técnicas ecologicamente corretos. Peça sempre para acompanhar a mistura do veneno e certifique-se de que os produtos utilizados possuem registro junto ao Ministério da Saúde.